Sarau Cultural

No dia 27 de Fevereiro, teve lugar na Escola Secundária/3 de Barcelinhos um Sarau Cultural organizado pela Biblioteca Escolar e pelo Clube da Língua Portuguesa daquela escola. Como afirmaram as organizadoras deste evento, o objectivo principal foi o de unir a comunidade educativa em redor de diferentes manifestações culturais, propostas e realizadas por alunos, docentes e funcionários da Escola, envolvendo igualmente pais e encarregados de educação.
O objectivo parece ter sido alcançado com êxito, dado o elevado número de participantes e de público que assistiu e apreciou os poemas, as danças e as canções que passaram pelo palco do Auditório da Escola e com a actuação do grupo de fados de Coimbra, "Pardalitos do Mondego", com que o Sarau foi encerrado.
Este evento contou também com a presença do jornalista e poeta Alberto Serra, que brindou os presentes com um poema inédito a propósito da ocasião e a quem coube a apresentação dos "Pardalitos do Mondego", grupo que interpreta, de um modo genérico, a Canção de Coimbra, desde a forma mais tradicional - o fado -, até às forma mais recentes - a balada e a trova. Antes da actuação deste grupo, coube à "prata da casa" mostrar os dotes artísticos na declamação de poesia, na dramatização, na dança e no canto. Na voz da aluna Ana Neco ouviram-se duas canções, uma delas original, nos passos de dança brilharam o Raúl e a Rita, mais um grupo de alunas do 10ºC, houve momentos serenos de poesia na voz de professores, alunos e funcionários, acompanhados à viola por dois alunos, momentos de pura "manifestação" como os oferecidos pelos alunos do 12ºF que gritaram bem alto o "Basta! Pum! basta! de Almada Negreiros e a presença do grande poeta Pessoa entrevistado e revisitado pelos alunos do 12ºE. Houve ainda lugar para a homenagem, numa intervenção sentida do presidente do Conselho Executivo, aos professores Cerqueira e Encarnação que se aposentaram.
Juntos, alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, não quiseram perder este espectáculo que, pela sua diversidade e qualidade, agradou a todos. Dança, poesia, música e cor preencheram o serão de cerca de 200 pessoas que no final não poderiam estar mais satisfeitas com o espectáculo que havia sido proporcionado.

Participação dos Professores no Sarau

02 02 02
Homenagem aos Professores aposentados: Avelino Encarnação e José Cerqueira
02

 

Participação dos alunos no Sarau
02

 

Encontro com…Jacinto Lucas Pires

Jacinto Lucas Pires esteve no dia 17 de Abril, na nossa Biblioteca, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e integrado nas actividades promovidas pela Biblioteca Municipal de Barcelos. Com a presença do Drº Victor Pinho e a Drª Ana Paula da BM, o escritor, que, nas suas palavras, já não se sente tão desconfortável com este "termo excessivo", conversou com os muitos alunos da Escola que acorreram à BE sobre a sua obra, diversificada que cobre áreas como a ficção em narrativa, a dramaturgia, a escrita para cinema e para música.

Encontro com…Jacinto Lucas Pires
02 02

Dramatização da história do Dia Mundial do Livro

Dramatização da história do Dia Mundial do Livro
02 02

Também no dia Mundial do Livro, a BE recebeu uma vez mais os alunos da escola do 1º ciclo, para mais um “Conto das Quintas”, actividade que se realiza todas as quintas-feiras, desde o início do ano lectivo, com a colaboração da aluna Catarina do 12º C.

Comemoração do 5º aniversário da Biblioteca

Para comemorar o nosso 5º aniversário, nada melhor do que falar de literatura. Assim, foi nosso convidado José Pedro Lima-Reis que falou do seu percurso e dos seus livros numa biblioteca cheia de alunos, professores e convidados. Antes foram relembrados aspectos destes anos, actividades já efectuadas e objectivos já cumpridos, outros que queremos alcançar para fazer da nossa biblioteca um espaço privilegiado do exercício de leitura, lúdica e académica, um espaço no qual se facilite o estabelecimento de uma relação de proximidade com os livros, onde os alunos possam aprofundar a sua capacidade de interpretação individual, trocar ideias com colegas e professores, bem assim como desenvolver o seu sentido crítico e estético, participando nas actividades programadas e propondo e realizando actividades próprias.

José Pedro Lima-Reis na comemoração do 5º aniversário da Biblioteca
a 28 de Abril de 2009
02 02

 

Final do Concurso Nacional de Leitura

A nossa Escola esteve, uma vez mais, na Final do Concurso Nacional de Leitura. A aluna Ana Andrade (10º A) da escola Secundária/3 de Barcelinhos repetiu o feito do ano transacto e ficou apurada para a Final do ensino secundário, tendo alcançado um notável segundo lugar.
De um total de 25 mil participantes a nível nacional, que concorreram nas escolas à primeira fase do Concurso, chegaram à Final 72 concorrentes do terceiro ciclo e do secundário, depois de terem ultrapassado a segunda fase a nível distrital e, destes, apenas 12 venceram as provas da Semifinal, dos quais 6, com as melhores pontuações, prestaram provas numa Finalíssima.
Este ano, ao contrário das edições anteriores, o Concurso teve regras mais adequadas aos propósitos do Plano Nacional de Leitura. Na verdade, os alunos tiveram de passar por provas de compreensão, leitura expressão e argumentação relativas a três obras: Tia Suzana, meu Amor de António Alçada Baptista; O Monte dos Vendavais de Emily Brontë e A Gaivota de Anton Tchekov.
Ana Andrade fez uma prova brilhante e foi, apesar do cansaço provocado por vários afazeres académicos e pelas longas horas de duração de gravação do Concurso, vencendo prova a prova, demonstrando que o empenho, o trabalho e o talento são elementos de uma tríade que leva ao sucesso.

Ana Andrade consegue o 2º lugar na Final do Concurso Nacional de Leitura
02 02

Pensamento do mês

Todos os meses, a BE selecciona e divulga um pensamento, alertando para aspectos relacionados com a vida da nossa comunidade educativa e com a educação, tentando ir ao encontro da época ou das preocupações e interesses de todos os intervenientes na Escola.

Pensamento do Mês de Outubro: “O sucesso consiste numa série de pequenas vitórias diárias” (Zig Ziglar)

Pensamento do Mês de Novembro: “Primeiro eles ignoram-te, depois riem-se de ti, depois combatem-te, depois tu ganhas.” (Mahatma Gandhi)

Pensamento do Mês de Dezembro: “Por si só, o tempo não é nada. A idade de nada é nada. A eternidade não existe. No entanto, a eternidade existe.” (José Luís Peixoto)

Pensamento do Mês de Janeiro: O objectivo da educação é a virtude e o desejo de converter-se num bom cidadão.” Platão

Pensamento do Mês de Fevereiro: Uma das principais tarefas da cultura é fazer da necessidade, liberdade.” (Jacob Klatzkin )

Pensamento do Mês de Março: “Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo”.
(Pablo Neruda)
Pensamento do Mês de Abril: “Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade”.
(Milton Friedman)
Pensamento do Mês de Maio: No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma”. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras. (Jacques Bossuet)
Pensamento do Mês de Junho: A forma como olhamos o “Mundo”é que faz a diferença da nossa concepção de felicidade. (Anónimo)

 

Alunos Vencedores do Concurso “Leitor do Mês” e “Leitor do Ano”

 
A equipa da BE (da direita para a esquerda): Florinda Bogas, Aida Lemos, Elisabete Gonçalves, com o Director da Escola, António Carvalho, na entrega dos Diplomas aos Alunos Vencedores do Concurso “Leitor do Mês” e “Leitor do Ano”, em 5 de Junho de 2009. 02

 

 

Alunos Vencedores
Setembro: Andreia Barbosa, nº10, 9º B
Outubro: Madalena Faria, nº 13, 12º A
Novembro: Catarina Costa, nº 9, 7º A
Dezembro: Olívia Freitas, nº 20, 9º B
Janeiro: Cláudia Costa, nº 12, 9º C
Fevereiro: Luís F. Alves Pereira, nº 16, 8º A
Março: Ana Machado, nº 6, 9º C,
Abril: Ana Costa, nº 28, 10º D,
Maio: Letícia Ferreira, nº 9, 11º E

02