Inauguração das novas instalações da Biblioteca

Em 28 de Abril de 2004, foi inaugurada a Biblioteca da Escola Secundária de Barcelinhos
O evento, com início às 10 horas, teve a presença dos convidados, Dr. Mário Constantino - Vereador do Pelouro da Cultura da inauguraCâmara Municipal de Barcelos, Dr. Victor Pinho - Bibliotecário da Biblioteca Municipal de Barcelos, Dr.ª Madalena Alves - Coordenadora das Bibliotecas da DREN, Dr. José Manuel Veiga - Professor da Escola Secundária Alcaides de Faria e Poeta Barcelense. Foi ainda convidado Alberto Serra, jornalista conceituado da RTP mas, à última hora, teve a amabilidade de avisar que não poderia estar presente, por motivos profissionais.
Para além dos convidados participantes, estiveram presentes: Conselho Executivo, Associação de Pais, Professores, Funcionários Comunicação Social e alunos. Em relação a estes últimos, foram convidados a estar presentes apenas os delegados e subdelegados, dado o elevado número de participantes e os condicionalismos do espaço. No entanto, foi facultada a entrada de todos os alunos até o espaço ficar lotado.
A inauguração teve início às 10.00 horas com o cortar da fita, pela Dr.ª Filomena Alves. O Presidente do C.E. iniciou a cerimónia com um pequeno discurso referindo a persistência da escola nos concursos à rede de bibliotecas, bem como, o trabalho desenvolvido desde a sua integração na rede à data da inauguração. Foi dada a palavra à Dr.ª Filomena Alves que fez o seu discurso realçando a importância das bibliotecas, bem como o seu papel interventivo junto da comunidade educativa, relacionando-o com a poesia de António Gedeão. Este discurso foi cedido pela Dr.ª Filomena e fará parte, em anexo, deste texto. De seguida discursou o Prof. Veiga que, fazendo referência à importância da POESIA, recitou o poema “Visita” da sua autoria publicado na Revista Avenida do Minho, nº 13 de 2003 pág. 80. Leu ainda um outro poema do seu livro de poesia “Corpo inevitável” que teve a amabilidade de oferecer à biblioteca. Fez o discurso de encerramento o Dr. Mário Constantino que focou uma vez mais a importância destes espaços, bem como todo o trabalho desenvolvido.
Por fim, a Coordenadora da Biblioteca, Florinda Bogas, encerrou a sessão agradecendo a todos os presentes, desejando as maiores felicidades a todos os utilizadores.

Escola Secundária de Barcelinhos, 28 de Abril de 2004


inaugura
Instalações da Biblioteca

inaugura3
Instalações da Biblioteca

inaugura4
Instalações da Biblioteca


.

.

.

.

.

.

DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Teve lugar na Biblioteca em 2007-10-22, com o seguinte programa:

Manhã:
“ENCONTRO COM..." ANA SALOMÉ

1ª Sessão: 10h
2ª Sessão: 11h 45m

Tarde:

Catarina de Brito: “Biblioteca: um espaço identitário”

dia biblio

bib2


 

.

.

.

.

.

.

.

Comemoração do Dia Mundial da Televisão

No da 21 de Novembro, para comemorar o Dia Mundial da Televisão, a Biblioteca da Escola Secundária/3 de Barcelinhos convidou o jornalista da RTP, Alberto Serra, para participar na actividade um “Encontro com….”, no qual o jornalista falou do seu percurso profissional, do seu trabalho como jornalista, tendo estado depois, disponível para responder às variadas questões colocadas pelos alunos.

diatvdiatv2

Foi igualmente registado a faceta de escritor e poeta de Alberto Serra e, nesse âmbito, 14 alunos, leram poemas do seu livro O Aparo do Demónio.


.

“Encontro com…” ALBERTO SERRA

21 de Novembro 10.00 horas

Alberto Serra, natural de Barcelos, jornalista da RTP e escritor, esteve na nossa Biblioteca, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Televisão.

aserra

 

.

.

.

.

.

.

.

 

 

 

POR QUE SE COMEMORA O DIA MUNDIAL DO LIVRO?

A data de 23 de Abril foi escolhida pela UNESCO para honrar a velha tradição catalã segunda a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA e recebem em troca um livro.


dialivro3

DESAFIO

Tesouro escondido – CAÇA AO LIVRO

Encontram-se escondidos vários livros pela Escola!
Procura-os e, se encontrares algum♦ (máximo de um livro por aluno), dirige-te à Biblioteca e ser-te-ão facultadas as informações necessárias para que o livro seja teu.

A UNESCO estipulou esta comemoração para honrar a velha tradição catalã, segunda a qual neste dia os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA e recebem em troca UM LIVRO.


dialivrodialivro2


 

dl4

dl5


 

.

.

.

.

.

.

.

 

 

TRÊS ALUNAS DA ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE BARCELINHOS VENCEM A DISTRITAL DO CAMPEONATO NACIONAL DE LEITURA

Duas alunas do ensino secundário e uma do ensino básico da Escola Secundária/3 de Barcelinhos foram três dos quatro premiados na final distrital do Campeonato Nacional de Leitura, integrado no Plano Nacional de Leitura.capleitura
O concurso, realizado na Biblioteca Municipal de Barcelos, no passado dia 15 de Março, teve uma grande adesão, já que nele participaram quase todas 33 escolas do distrito de Braga, perfazendo um total de 130 alunos.
As três estudantes vencedoras, alunas exemplares e que cultivam o prazer da leitura, são Ana Rosa Araújo Andrade, aluna do 9º A, Marta Sofia Martins Carvalho e Ana Isabel Loureiro Lopes, alunas do 11º F.
As obras em estudo eram O gato Malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado, Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen e A inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho, de Mário de Carvalho para o ensino básico e, para o ensino secundário, A Relíquia, de Eça de Queirós e As pequenas memórias, de José Saramago.
Visivelmente satisfeita, a Coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária/3 de Barcelinhos, Dr.ª Florinda Bogas, declarou que "A motivação dos nossos alunos em participarem nas actividades do Plano Nacional de Leitura tem por base uma das metas centralizadoras do nosso Projecto Educativo. Combater o insucesso escolar, reforçando, entre outros, os domínios da Língua Materna, constitui uma das maiores preocupações da Escola Secundária/3 de Barcelinhos. Incentivar o gosto pela leitura é uma das áreas prioritárias que tem vindo a ser promovida e desenvolvida no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa, no 3º ciclo, e Português, no ensino secundário, bem como por variadas actividades desenvolvidas e dinamizadas pela Biblioteca Escolar”.
O Presidente do Conselho Executivo acrescentou que "O resultado destas actividades são o reflexo do empenho dos nossos alunos e professores, traduzindo-se nos excelentes resultados obtidos nesta final distrital. São boas práticas que conduzem ao sucesso escolar dos nossos alunos."
Marta Carvalho, que obteve o 1º lugar na categoria Ensino Secundário, comentou “Estou muito contente, afinal, estamos a falar de uma Final Nacional. Mas, sinceramente, não estava à espera. Começou com o Concurso na Escola sem muitas expectativas. Felizmente cheguei até aqui e vou esforçar-me por fazer o melhor e representar bem a Escola e o nosso concelho. Eu e a Ana Isabel somos amigas há muitos anos e vamos trabalhar em equipa.” Ana Isabel Lopes, com o 2º lugar da mesma categoria, disse “foi uma grande surpresa conseguir passar à Final Nacional. Contudo, o que me deixa mais entusiasmada é saber que vou estar em Lisboa com pessoas que conheço bem, pais, amigos, colegas e professoras. Não será algo pessoal, mas uma vivência colectiva.”

Estas alunas, que representam a Escola Secundária/3 de Barcelinhos em particular, e o distrito de Braga em geral, prestarão novas provas em Lisboa, no mês de Maio, em dia a designar, onde alguns colegas, familiares, professores e amigos fazem questão de as acompanhar para expressarem todo o apoio, orgulho e a admiração.


 

.

.

.

.


Semana da Leitura

flavio
Semana da Leitura: Flávio Silva e Armindo Cerqueira
 
elisabete
Semana da Leitura: Oficina de Escrita criativa. Profª Elisabete Gonçalves
 
aida
Semana da Leitura: Oficina de Escrita criativa. Profª Aida Lemos
 

Semana da Leitura - Chá de Livros. 25 de Março
Mais um poema original no "Chá de Livros" - este "Chá de bola", oferecido pelo nosso colega de Educação Física, Luís Campos, provando que não há artes inconciliáveis. Obrigada, Luís.


Chá de bola
Chá e bola, bola e chá,
Realmente…
Pouco usual pela bandas de cá.

Mais usual pelas bandas de lá,
é chá e bolo!
Com chá e bolo, alguns Ingleses festejam o golo,
outros preferem a cerveja,
sim cerveja,
não cereja….
Confusão, deve ser de tanta cerveja.

Chá e bola é muito saudável, mas pouco existe por cá.
Por cá, é mais cerveja que chá.

Mas acreditem que bola e chá também é gostoso,
E não só,
Também é muito vantajoso!
Hidrata, alimenta, purifica e escolhes!
Com Chá preto corres aos molhes,
E com o de Cidreira, relaxas.

E então agora, o que é que achas?
De uma coisa eu tenho a certeza,
Por cá,
No mundo da bola falta muito chá…
(Luís Campos)

 
frei
Semana da Leitura:"Frei João Sem Cuidados" (7ºC)
 
alvaro
Semana da Leitura:Prof. Álvaro Carvalho: Teatro na escola
 
paulatito
Semana da Leitura: Maçãs de Adão de Paula Tito