Historial

A Escola Secundária de Barcelinhos está sediada na Rua de Areal de Baixo no Lugar de S.Brás, em Barcelinhos – Barcelos. Está próxima do centro da cidade e pertence à cidade, uma vez que Barcelinhos é uma das três freguesias que constituem a cidade de Barcelos. A sua construção foi concluída em 1986 e entrou em funcionamento no ano lectivo de 1986/87. Foi criada pela Portaria Nº 790/86, a qual previa a sua entrada em funcionamento em 01 de Outubro desse ano (1986).

Serve essencialmente a população da margem esquerda do Rio Cávado.
É uma Escola Secundária, com 28 salas de aulas: 24 salas pertencentes ao edifício construído de raíz e quatro salas pertecentes a dois pavilhões pré-fabricados de construção mais recente. Neste número estão incluídas duas salas de informática equipadas com computadores ligados em rede, com acesso à Internet. Existe ainda uma sala de estudo com alguns recursos didáticos e com computadores em rede ligados à Internet.
A nível das Ciências, dispõe de laboratórios de Física, Química e Biologia, mas pouco adequados às atividades laboratoriais e a necessitarem de obras de adaptação e de melhoramento.
Existe ainda uma biblioteca, com centro de recursos, onde os alunos dispõem de um amplo espaço de consulta e de meios audiovisuais e de alguns computadores em rede ligados à Internet.
A nível cultural e recreativo, dispõe de um salão de festas e de actividades, equipado com palco e projector de vídeo, onde podem ser representadas ou desenvolvidas as mais diversas actividades culturais, exibidos filmes em formato digital, etc.
A nível desportivo, dispõe de um pavilhão de desportos que, além das aulas de Educação Física e de Desporto Escolar, está aberto à comunidade, sobretudo ao serviço de grupos e associações desportivos que funcionam essencialmente à noite e ao fim de semana.
Dispõe de serviço de cantina, bar, papelaria, reprografia, etc.
É frequentada por alunos do sétimo ao décimo segundo anos de escolaridade, correspondentes ao terceiro Ciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário.
No Ensino Secundário são ministrados cursos de prosseguimento de estudos, dando cobertura às principais áreas de formação; e cursos profissionais que procuram dar resposta às necessidades do meio socioeconómico onde a escola se insere e satisfazer a procura dos alunos, de acordo com as suas opções e preferências.