Técnico de Informática de Gestão
Descrição:
O Técnico de Informática de Gestão, no final da formação, estará apto a exercer competências no âmbito da gestão das organizações, nomeadamente na construção de modelos de gestão de negócios/projetos, criando matrizes com recurso a aplicações informáticas para as micro, pequenas e médias empresas, com vista à eficácia de resultados. Está apto a apoiar a coordenação de departamentos de informática e a proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa.
Atividades:
– instalar, configurar e efetuar a manutenção de diferentes sistemas operativos e de software de aplicação;
– instalar, configurar, desenvolver e efetuar a manutenção de bases de dados;
– avaliar e participar na escolha de utilitários, assim como nas políticas de segurança em sistemas informáticos;
– desenvolver aplicações na área de gestão;
– avaliar e participar na escolha de ferramentas de gestão;
– analisar, testar e implementar ferramentas de gestão;
– parametrizar e adequar, a necessidades específicas, ferramentas de gestão existentes;
– analisar problemas e propor soluções adequadas aos meios existentes na empresa;
– desenvolver módulos que complementem as aplicações de gestão, à medida das necessidades da empresa;
– desenvolver, distribuir, instalar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação orientados a objetos, procedimentais e visuais;
– desenvolver, instalar e manter servidores, páginas e sistemas de informação nas tecnologias web;
– colaborar na gestão de meios humanos, materiais e financeiros;
– participar na execução da contabilidade geral da empresa;
– apoiar o processamento de salários;
– utilizar aplicações de faturação, stocks, contas correntes, imobilizadas, contabilidade e salários;
– participar na organização dos processos e procedimentos das obrigações fiscais;
– participar nos processos e procedimentos referentes aos diversos regimes de proteção social;
– apoiar o expediente e o arquivo;
– participar na elaboração de relatórios e mapas de gestão.
Portaria nº 913/2005
Componentes de Formação | Disciplinas | Horas de Formação | |||
10º | 11º | 12º | Totais | ||
Sociocultural | Português | 100 | 100 | 120 | 320 |
Língua Estrangeira I ou II | 72 | 72 | 76 | 220 | |
Área de Integração | 76 | 94 | 50 | 220 | |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 100 | — | — | 100 | |
Educação Física | 50 | 50 | 40 | 140 | |
Científica | Matemática | 100 | 100 | 100 | 300 |
Economia | 100 | 100 | — | 200 | |
Técnica | Linguagens de Programação | 168 | 123 | 167 | 458 |
Organização de Empresas e Aplicações de Gestão | 102 | 80 | 105 | 287 | |
Sistemas de Informação | 77 | 59 | 116 | 252 | |
Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração | 126 | 57 | — | 183 | |
FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO | — | 300 | 300 | 600 |