A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.

EMAEI é constituída por elementos permanentes e variáveis.

  • São elementos permanentes:
    • Uma docente que coadjuva o Diretor;
    • Uma docente de educação especial;
    • Uma psicóloga – SPO;
    • Três elementos do conselho pedagógico com funções de coordenação pedagógica de diferentes níveis de educação e ensino;
  • São elementos variáveis:
    • O Diretor de turma do aluno;
    • Outros docentes do aluno;
    • Coordenado(a) do Centro de Apoio à Aprendizagem;
    • Assistentes operacionais e sociais;
    • Técnicos do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) e outros técnicos que intervêm com o aluno;
    • Pais ou encarregados de educação.
  • Compete à EMAEI:
    • Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva, através de ações diversas;
    • Propor as medidas de suporte à aprendizagem e inclusão a mobilizar;
    • Acompanhar, monitorizar e avaliar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem;
    • Prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas;
    • Elaborar o Relatório Técnico-Pedagógico e, se aplicável, o Programa Educativo Individual e o Plano Individual de Transição;
    • Acompanhar o funcionamento do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA);
    • Criar documentos para utilização na Escola, no âmbito da Educação Inclusiva;
    • Solicitar, sempre que considerar necessário, mais informações ou documentos junto do responsável pela identificação;
    • Analisar a informação processual, recolhida pelos elementos variáveis, com vista à proposta conjunta das medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar, e monitorização e avaliação da aplicação das mesmas;
    • Definir grupos de trabalho, atendendo à especificidade das várias situações;
    • Proceder ao registo de todos os processos identificados e analisados, criando uma base de dados geral com os processos individuais, onde deverá constar a informação recolhida e a intervenção subsequente.
Elementos PermanentesNomeContacto
Coordenadora Equipa EMAEICarla Grandecarla.grande@esbarcelinhos.pt
SubdiretoraPalmira Oliveirapalmiraoliveira@esbarcelinhos.pt
Serviço de Psicologia e OrientaçãoMárcia Lacerdaspo@esbarcelinhos.pt
Elementos do Conselho PedagógicoNomeContacto
Coordenadora dos Diretores de Turma do 3.º ciclo Constança Dominguesconstanca.domingues@esbarcelinhos.pt
Coordenadora dos Diretores de Turma do Ensino SecundárioIsabel Silvaisabel.silva@esbarcelinhos.pt
Coordenadora do Ensino Profissional Sandra Martinssandra.martins@esbarcelinhos.pt

A equipa multidisciplinar da escola e a coordenação do centro de apoio à aprendizagem disponibilizam, na hiperligação abaixo, um conjunto de orientações e recursos como contributo para a melhoria da qualidade das aprendizagens, da acessibilidade ao currículo, da inclusão e do sucesso dos alunos.