Erasmus +
O programa Erasmus + é uma iniciativa da União Europeia que visa promover a mobilidade e a cooperação internacional no âmbito educacional. A Escola Secundária de Barcelinhos participa em diferentes projetos, em parceria com outros países da União Europeia, com o intuito de proporcionar aos alunos aprendizagens em diferentes contextos e intercâmbio cultural. A participação dos alunos no Projeto Erasmus permite desenvolver competências transversais ao nível da comunicação, pensamento crítico, trabalho em equipa, resolução de problemas, adaptabilidade e liderança.
Redes Sociais:
Eu-Rate
O projeto EU-RATE tem como objetivo promover a robótica, a informação no campo educacional e facilitar a implementação de projetos de robótica educativa para estudantes dos 8 aos 14 anos de idade. Este projeto consiste também na realização de tutoriais com os robôs Maqueen e EU-Bot programáveis na plataforma Makecode. Países envolvidos: Portugal, Alemanha, França e Itália.
Redes Sociais:
Página Web:
Break Down the Barriers
Com inicio em Setembro de 2020, este projeto promoveu a educação inclusiva e aprendizagem ao longo da vida para alunos com deficiência. Através de jogos e atividades foi possível ensinar / aprender e criar ambientes de aprendizagem divertidos. Países envolvidos: Portugal, Croácia, República Checa, Roménia e Turquia.
Redes Sociais:
Página Web:
Projeto Erasmus +VET
O Município de Barcelos, assente na promoção dos valores da cidadania, do diálogo intercultural, da partilha de conhecimento e da paz, candidatou-se ao programa ERASMUS + Ação Chave I – projeto -Bridging Education and Training by real experiences in labour market assumindo-se como entidade promotora e coordenadora do mesmo. Desta forma 80 alunos de diferentes escolas do concelho de Barcelos terão a oportunidade de expandir e melhorar a qualidade das suas práticas de formação, nas empresas europeias entrando em contacto com a realidade do mercado de trabalho único europeu.
Página Web:
Media Literacy
O projeto teve como objetivo a aquisição de competências em alfabetização mediática (incluindo competências digitais e de informação) dos alunos. Juntamento com este objetivo, o projeto também desenvolveu competências e conhecimentos para entender e avaliar criticamente diferentes aspetos dos contextos mediáticos e criar comunicação de diversas formas. Permitiu o intercâmbio de experiências e boas práticas entre os professores, juntamente com a elaboração de atividades e abordagens adequadas, a fim de promover a alfabetização mediática entre uma comunidade educacional mais ampla que pode ser posteriormente integrada nas práticas de ensino. Ao participar no projeto, o perfil da profissão de professor foi fortalecido, apoiando-se na entrega de educação de alta qualidade e na adoção de novos métodos e abordagens inovadoras. Países envolvidos: Portugal, Bulgária e Itália
Página Web:
Humanoid Robots for a future World
O principal objetivo é a construção de robôs humanoides. Neste projeto os alunos também adquiriram competências digitais na área da programação, na área das TIC e ao nível da língua inglesa. Todos os participantes conheceram outras culturas e realidades europeias. Desenvolveram competências como a tolerância, respeito e compreensão interculturais. Países envolvidos: Portugal, Áustria, Itália, França e Grécia
Redes Sociais:
www.instagram.com/erasmushurobo/
Using Mobile Apps In Classes
Com inicio em 2018 este projeto teve como objetivo a exploração de aplicações móveis em contexto de sala de aula. Através do envolvimento de todos os países parceiros foi possível criar/desenvolver aplicações móveis úteis para dinamizar e consolidar aprendizagens em contexto de sala de aula. Para além de conhecerem outras culturas e realidades europeias, os alunos desenvolveram competências sociais, trabalho em equipa, competências digitais, linguísticas e comunicativas em Inglês. Países envolvidos: República Checa, Turquia, Bulgária e Macedónia.
Página Web:
School as a Launch-Pad of your Career
Com inicio em 2018 este projeto permitiu conhecer profissões, mercados de trabalho e legislação laboral nos diferentes países da União Europeia. Os alunos construíram os seus currículos e prepararam candidaturas a emprego (formalidades, documentos, entrevistas…). Para além do desenvolvimento das competências digitais, este projeto também permitiu desenvolver competências linguísticas e comunicativas em Inglês, conhecer outras culturas e realidades europeias, desenvolver a tolerância, respeito e compreensão intercultural. Países envolvidos: Portugal, Estónia, Turquia e Eslovénia.
Página Web:
BET: Bridging Education and Training by real experiences in the labor market
O principal objetivo é que os participantes desenvolvam, através de práticas de formação em empresas europeias, competências e capacidades para completar, de uma forma prática, as competências já adquiridas no ensino profissional e incorporem de forma eficiente o mercado de trabalho europeu. Esta experiência permitiu, para além de desenvolver competências específicas e técnicas, desenvolver também outras aptidões chave, como cultural, língua, empreendedorismo e iniciativa pessoal, capacidade de trabalhar em equipa e conhecimento de outros ambientes de trabalho, para facilitar a inserção no mercado de trabalho europeu, seja por conta própria ou empregado por outros.
Matters of Matter: future materials in Science Education
O foco do projeto é como usar os materiais novos e inovadores que estão agora a ser desenvolvidos em todo o mundo para inovar e melhorar o ensino das ciências no ensino secundário com uma abordagem prática, IBSE (Inquiry Based Science Education) e PBL (Problem Based Learning). Países envolvidos: Portugal, Itália, Irlanda e Alemanha
Página Web: