Desporto Escolar Sobre Rodas

Nos estabelecimentos escolares em Portugal há um número crescente de alunos que não domina o padrão motor “andar de bicicleta”. Por outro lado, urge contribuir para a redução de patologias como a obesidade e sedentarismo, exigindo-se a implementação de práticas preventivas que garantam às gerações atuais e futuras, a adoção de um estilo de vida ativo, fator promotor da saúde e bem-estar (Reis, L. et al.).

O projeto “Desporto Escolar Sobre Rodas” surge no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (ENAMC), aprovada em Conselho de Ministros e divulgado através do Despacho n.º 7638-A/2019, dando resposta às medidas da responsabilidade do Ministério da Educação.

Assente na prioridade de intervir junto da população escolar, pretende-se a educação das gerações futuras para a mobilidade sustentável, nomeadamente, para uma mobilidade ativa ciclável, assim como, a promoção da segurança e cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público. Inicialmente com caráter de projeto piloto, veio reforçar as iniciativas no âmbito da bicicleta, criadas pelo Protocolo de Cooperação Institucional entre a DGE e a Federação Portuguesa de Ciclismo (2017) com o projeto “O Ciclismo vai à Escola”, no âmbito do Programa Nacional de Ciclismo para Todos (PNCpT).
Atualmente, o projeto «DE Sobre Rodas» define-se como projeto estruturante no Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-25, integrando 5 dos 6 Eixos Estratégicos, e no Plano de Recuperação das Aprendizagens Essenciais 21-23 (Escola+ 21-23), reforçando o desenvolvimento de um conceito dinâmico e plural, no âmbito da ENMAC 2020-30.
A Escola Secundária de Barcelinhos atua no Desporto Escolar Sobre Rodas através da implementação e desenvolvimento do modelo técnico, pedagógico e didático, plasmado no manual “Pedala! Da Escola para a Vida”. A operacionalização é realizada de 2 formas: em sessões “avulso” (previamente programadas) e/ou nas aulas de Educação Física, em regime de coadjuvância com o professor titular das turmas. Fazem igualmente parte da estratégia metodológica, a organização de passeios velocipédicos temáticos, ações-teste designadas por “Barcelinhos Bike Bus” e participação em sessões de sensibilização / workshops / feiras / congressos /etc., bem como atividades promotoras da Educação Rodoviária, de manutenção e reparação de bicicletas, ou até do ciclismo adaptado.